O endocrinologista é o especialista responsável por diagnosticar e tratar diversas condições relacionadas aos hormônios e ao metabolismo. Entre as principais áreas de atuação deste profissional estão:
Obesidade
A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal, medido pelo Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo o peso (Kg) pela altura ao quadrado (m²). Valores de IMC acima de 30 indicam obesidade, o que representa um grande risco para a saúde, especialmente quando a gordura se concentra no abdômen, podendo levar a diabetes, hipertensão, colesterol elevado, infarto, derrame cerebral, entre outras complicações. O endocrinologista diagnostica a obesidade e orienta o tratamento adequado para reduzir esses riscos.
Diabetes
O Diabetes Mellitus é uma condição caracterizada pelo excesso de açúcar (glicose) no sangue devido à ausência ou mau funcionamento da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. O acúmulo de glicose pode causar complicações graves, como cegueira, problemas renais, neuropatia, doenças cardiovasculares e amputações. Sintomas incluem sede excessiva, micção frequente, alterações de peso, visão embaçada, tontura e cansaço. O endocrinologista é essencial para o diagnóstico, controle e tratamento do diabetes.
Tireoide
A tireoide é uma glândula no pescoço que produz os hormônios T3 e T4, fundamentais para o funcionamento dos órgãos. Problemas como hipotireoidismo (diminuição dos hormônios) e hipertireoidismo (aumento dos hormônios) podem causar sintomas variados, desde alterações no peso até problemas cardíacos. A tireoide também pode desenvolver nódulos que requerem avaliação. O endocrinologista diagnostica e trata essas condições.
Crescimento
Crescimento inadequado em crianças pode ser sinal de distúrbios genéticos, metabólicos, nutricionais ou hormonais. O endocrinologista investiga e trata essas condições para garantir um crescimento e desenvolvimento puberais saudáveis.
Colesterol e Triglicerídeos
Níveis elevados de colesterol e triglicerídeos podem resultar de má alimentação, sedentarismo ou condições genéticas. O tratamento adequado pelo endocrinologista previne complicações cardiovasculares.
Distúrbios da Menstruação
Problemas hormonais podem alterar o ciclo menstrual, causando ausência, excesso ou irregularidade na menstruação.
Distúrbios da Puberdade
Desenvolvimento sexual precoce ou tardio pode indicar problemas hormonais que precisam ser avaliados pelo endocrinologista pediátrico para determinar a origem e com indicar o tratamento adequado e individualizado.
Menopausa
A menopausa provoca uma série de sintomas que podem comprometer a qualidade de vida das mulheres. A reposição hormonal pode ser uma solução, e o endocrinologista junto com o ginecologista, avaliam o melhor tratamento indicado para cada caso, sempre fazendo uma avaliada não só laboratorial, mas também avaliação com exames de imagem
Osteoporose e Outras Doenças do Osteo-metabólicas
A osteoporose é caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, aumentando o risco de fraturas. Outras doenças ósseas podem ser causadas por desequilíbrios hormonais , como o hipertiroidismo, hipercortisollsmo), e ate mesmo maus hábitos como o uso excessivo de bebida alcoólica.
Ginecomastia
O crescimento excessivo das mamas em homens pode indicar problemas hormonais que precisam de avaliação especializada, principalmente por sabermos que existem fases onde a ginecomastia é considerada fisiológica, como a ginecomastia puberal, muitas vezes precisando apenas de acompanhamento medico, sem intervenção farmacológica na maioria dos casos.
Excesso de Pelos e Acne
O excesso de pelos e acne em mulheres pode ser causado por produção excessiva de hormônios masculinos, precisando de uma avaliação mais ampla.
Doenças da Hipófise
A hipófise, localizada no cérebro, regula outras glândulas do corpo. Problemas nesta glândula podem causar uma série de sintomas, incluindo dores de cabeça, alterações visuais e alterações hormonais, repercutindo no funcionamento do corpo como um todo.
Doenças das Glândulas Supra-Renais
Alterações nas glândulas supra-renais podem levar a sintomas como ganho de peso, estrias, pelos excessivos e alterações na pressão arterial, sendo esse mais um campo de atuação do endocrinologista.
Andropausa
A andropausa é a diminuição da produção de testosterona nos homens, causando sintomas como cansaço, falta de energia, perda de massa muscular e interesse sexual. O andrologista é o especialista que atua nesse segmento dentro da endocrinologia.
Créditos: Imagem de freepik