Cissus quadrangularis: Benefícios Terapêuticos no Tratamento da Obesidade

|

Flávia Libonati

Tratamento da Obesidade

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Cissus quadrangularis (Linn), pertencente à família Vitaceae, também é chamada de Vitis quadrangulares Wall. É uma planta trepadeira nativa da Índia e outras regiões tropicais, utilizada há séculos na medicina Ayurvédica, sendo  prescrita, por exemplo, como antielmíntico, digestivo, tônico, analgésico. Estudos recentes indicam seu uso também no tratamento da obesidade e complicações da síndrome metabólica, além de suas propriedades antioxidantes e quelantes de radicais livres comprovadas in vitro.

Composição Cissus quadrangularis contém altas concentrações de ácido ascórbico, caroteno, substâncias esteroidais anabólicas e cálcio. Outros componentes importantes incluem β-sitosterol, δ-amirina, δ-amyrone e flavonoides como a quercetina.

Indicações terapêuticas comprovadas, como terapia adjuvante:

  • Obesidade
  • Síndrome metabólica
  • Osteoporose
  • Inflamações
  • Gastrite

Posologia Recomenda-se a ingestão de 150 a 300mg por dia, podendo chegar a 500mg. A dose usual é de 150mg duas vezes ao dia, com eficácia observada em até 8 semanas, podendo ser prolongada para melhores resultados. A concentração é baseada no extrato padronizado a 40% de Ketosterona, e sempre deve ser individualizada, e prescrita por um médico.

Associações A combinação de Cissus quadrangularis com Irvingia gabonensis é eficaz no controle da obesidade e complicações relacionadas. Também é indicada sua associação com chá verde, chá branco, vitaminas, minerais e outros fármacos para perda de peso.

Estudo de Toxicidade Estudos em ratos demonstraram que doses elevadas de Cissus quadrangularis não resultam em mortalidade nem efeitos tóxicos significativos. Não foram observadas alterações hematológicas ou lesões em órgãos internos.

Contraindicações Não há estudos conclusivos sobre seu uso em grávidas, lactantes ou crianças, devendo ser avaliado pelo médico.

Atividades Farmacológicas

  1. Atividade na Obesidade e Síndrome Metabólica:  Usado como adjuvante, Cissus quadrangularis, reduz significativamente a circunferência da cintura e o peso corporal. Em um estudo de 8 semanas, pacientes obesos e com sobrepeso tratados com Cissus quadrangularis e uma dieta controlada perderam peso e reduziram suas medidas antropométricas.
  2. Atividade Reparadora em Fraturas: O esteróide anabólico presente em Cissus quadrangularis estimula a ossificação precoce e a absorção de minerais pelos osteoblastos, podendo auxiliar nos tratamento para a cura de fraturas.
  3. Atividade Analgésica: Relatos indicam que a planta possui propriedades analgésicas, sendo útil no alívio da dor , especialmente em casos de fraturas ósseas.
  4. Atividade Antiosteoporótica: Em estudos com ratos, Cissus quadrangularis mostrou efeitos benéficos na recuperação da densidade mineral óssea em osteoporose.